Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
 Rafinesque, 1815
Subfamília: Arinae
 Gray, 1840
Espécie: A. ararauna

Nome Científico

Ara ararauna
(Linnaeus, 1758)

Nome em Inglês

Blue-and-yellow Macaw


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Arara-canindé

A arara-canindé é uma ave psittaciforme da família Psittacidae.

Conhecida também como arara-de-barriga-amarela, arara-azul (Amazônia), canindé, arara-amarela e ara-arauna. É um dos psitacídeos mais espertos.

Não é considerada como sendo ameaçada, embora seja apreciada como ave de gaiola. Suas populações estão diminuindo e algumas delas já estão extintas. Em Trinidad foi realizado um processo de reintrodução bem sucedido.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (tupi) ara = nome indígena tupi para designar várias espécies de papagaio; e do (tupi) ara = papagaio; e una = preto, escuro. ⇒ Papagaio escuro.

Características

Mede cerca de 80 centímetros de comprimento. Grande e de cauda longa. Inconfundível e vistosa coloração azul ultramarino no dorso, e amarelo-dourado na parte inferior desde a face, ventre até o rabo, garganta com linha negra e área nua na cabeça com linha de penas negras. Os jovens têm as asas e o rabo café-acinzentado e os olhos pardos.

ESPÉCIE SEM DIMORFISMO SEXUAL

Subespécies

Não possui subespécies.

Indivíduo com plumagem lutina

O que é lutinismo?

Lutinismo é a ausência total da melanina, porém presença de pigmentos vermelhos ou amarelos. Portanto a ave apresenta-se geralmente amarela, além de possuir olhos vermelhos. No caso das araras, o pigmento que se apresenta na falta das melaninas são as psitacofulvinas, ou psitacinas, que só ocorrem nos psitacídeos.

Alimentação

Migra em certas épocas do ano, em busca de alimento. Desloca-se a grandes distâncias durante o dia, entre os locais de descanso e de alimentação. Alimenta-se basicamente de sementes, frutas e nozes.

Reprodução

Nidificam entre dezembro e maio em buracos no tronco de grandes palmeiras mortas, entre 10 e 25 metros de altura, pondo 2 ovos, que são incubados por 24-26 dias.

Hábitos

É localmente comum na copa de florestas de galeria, várzeas com palmeiras (buritizais, babaçuais, etc.), interior e bordas de florestas altas, a cerca de 500 m de altitude. Vive em pares ou em grupos de 3 indivíduos, combinação mantida também quando formam-se bandos maiores de até 30 indivíduos. É na atualidade um dos psitacídeos de grande porte mais notável no ambiente urbano, um fenômeno conhecido como “araras urbanas”.

Predadores

Como diversas espécies de araras, podem ser predadas no solo enquanto aprendem a voar por mamíferos carnívoros e aves de rapina. Adultos podem ser predados durante dessedentação, como no caso da sucuri, ou mesmo em vôo, como a harpia.

Distribuição Geográfica

Desde a Amazônia até o Paraná, sendo que antigamente chegava até Santa Catarina. Encontrada também no leste do Panamá e norte da Colombia, Venezuela, Guianas, Perú, Bolivia, até o norte de Argentina e Paraguai e no oeste do Equador.

Referências

Galeria de Fotos